1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8.279 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tratamento para obesidade

Tratamento para obesidade

Antes de falarmos sobre tratamento para a obesidade precisamos falar sobre o que é obesidade. Com certeza a maioria das pessoas não sabe o que é, fazem um julgamento do que seja. A obesidade é o acumulo de gordura que se instala no corpo devido ao consumo exagerado de alimentos calóricos.

Tratamento para obesidade (Foto: Divulgação)

Tratamento para obesidade (Foto: Divulgação)

Como detectar a obesidade

O diagnóstico da obesidade pode ser feito através do IMC (Índice de Massa Corporal) que é feito da seguinte maneira: Divide-se o peso pelo quadrado da altura. O resultado encontrado é o índice do seu IMC para que possa ver se está dentro do normal ou a cima dele. Para ter uma base colocamos a classificação do IMC. Confira:

Classificação do IMC:

Menor que 18,5 Abaixo do peso

Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal

Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)

Igual ou acima de 30 – Obesidade.

Tratamento para obesidade (Foto: Divulgação)

Tratamento para obesidade (Foto: Divulgação)

Cálculo do IMC:

IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)

Exemplo: Vera tem 83 kg e sua altura é 1,75 m

Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625

IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10

O resultado de 27,10 de IMC mostra que Vera está acima do peso desejado, ou seja, está com sobrepeso.

Tratamento para a obesidade

A obesidade pode ser tratada com dieta e exercícios físicos, também com medicação, portanto, nem sempre o paciente consegue resultados significativos. É nesse caso em que tratamentos mais agressivos se fazem necessários como a Cirurgia Bariátrica. A obesidade traz inúmeros desconfortos para as pessoas, principalmente com relação à autoestima que se torna baixa, além de produzir vários distúrbios promovendo doenças como diabetes, pressão alta, entre outros. Nesse caso a cirurgia bariátrica é o tratamento mais indicado.

Tratamento para obesidade (Foto: Divulgação)

Tratamento para obesidade (Foto: Divulgação)

Existem quatro técnicas de cirurgia bariátrica que são conhecidas pelo Conselho Federal de Medicina como: Banda Gástrica Ajustável, Gastrectomia Vertical, Bypass Gástrico e Derivação Bileopancreática. O tipo de cirurgia vai depender do quadro do paciente, cabe ao médico fazer o diagnóstico. Normalmente esse tipo de cirurgia é feito particular ou por quem tem um bom plano de saúde. No entanto existe um meio em que o SUS libera a cirurgia de graça, para pessoas que apresentam obesidade mórbida, além disso, os pacientes podem contar com Psicólogos, nutricionistas e até cirurgiões plásticos, no caso de cirurgias reparadoras para complementar o tratamento.

Para optar por fazer a cirurgia pelo SUS o paciente deve procurar um médico clínico que atenda pelo SUS e apresente o diagnóstico da obesidade mórbida para que o mesmo possa encaminhar o paciente para outro profissional qualificado para fazer a cirurgia.

 

Recomendados para você:

Comente (será moderado)