1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (176.878 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Saiba o que faz a Sibutramina

Saiba o que faz a Sibutramina

Na luta para emagrecer, muitas vezes procuramos aliados que nos ajudem a atingir o objetivo de ter um corpo perfeito. Para muita gente, aqueles quilos extra podem ser a causa de diversos problemas de saúde, ou até mesmo depressão e baixa autoestima, mas emagrecer não é uma tarefa simples, e muitas vezes exige muito mais força e empenho do que possuímos.

Por isso que diversos médicos, tendo em vista as dificuldades enfrentadas por seus pacientes, acabam receitando auxiliadores que ajudam a controlar a ansiedade causada pelo excesso de peso, ou até mesmo ajudam a controlar o apetite. Um destes medicamentos que auxiliam na redução de peso é a Sibutramina.

Como a sibutramina age no nosso corpo?

Com muitos nomes comerciais, como Biomag ou Sibus, a Sibutramina é o único moderador de apetite que ainda pode ser comercializado no Brasil, sendo que sua comercialização é extremamente controlada, por ser um remédio de Tarja Preta. Mas como age a sibutramina e porque sua venda é controlada desta forma?

A primeira coisa que a pessoa precisa saber é que a Sibutramina é um moderador de apetite que age diretamente no sistema nervoso central. Um medicamento chamado de Sacietógeno, pois dá ao paciente a sensação de saciedade. Em outras palavras, a Sibutramina diz ao cérebro que você não precisa mais comer, pois está satisfeito, e o cérebro diz ao corpo que não quer comer.

Sibutramina emagrece - Verdade ou mentira? (Foto: Divulgação)

Sibutramina emagrece (Foto: Divulgação)

Por que a Sibutramina é tão controlada?

A Sibutramina é um medicamento extremamente controlado, pois originalmente era um antidepressivo, utilizado para controle de depressão profunda. Como todos os antidepressivos, este medicamento age diretamente sobre o cérebro e sobre os neurotransmissores, podendo causar diversos efeitos colaterais graves.

O controle de remédios é feito por sua capacidade de viciar o paciente e leva-lo ao abuso da medicação. Além de seus efeitos colaterais graves, que muitas vezes podem levar à morte.

Como comprar Sibutramina?

Para comprar a Sibutramina, o paciente deve possuir uma receita especial azul B2, própria para medicamentos controlados, de tarja preta. Além disso, ainda deverá entregar à farmácia uma declaração de responsabilidade e ciência, que afirma que o paciente está ciente dos efeitos colaterais da medicação.

Conseguir este tipo de receita não é uma tarefa muito simples, uma vez que os únicos que a emitem, atualmente, são endocrinologistas, como parte do tratamento para o emagrecimento, ou psiquiatras, uma vez que este remédio também possui efeitos antidepressivos.

Quais os efeitos colaterais da Sibutramina?

Os efeitos colaterais podem ser divididos entre comuns, médios ou raros. Para a sibutramina, o efeito mais comum relatado é a sensação de sede e boca seca, que leva o paciente a ingerir muito mais água do que o normal.

Além da boca seca, outro efeito comum é o aumento da irritabilidade, ou até mesmo excesso de sono. Enjoos também são comuns, levando o paciente à vômitos. Delírios também são comuns e aparecimentos de manchas vermelhas, ou aumento de hemorragias, por seu efeito vasodilatador.

Sibutramina não pode ser usado por pessoas com pressão alta, por causar o aumento da pressão arterial. Por tanto, caso possua pressão alta, informe ao seu médico, ele irá associar a Sibutramina com outro medicamento, ou não irá receita-la, por aumentar os riscos de ataque cardíaco.

Imagem:Divulgação

Efeitos Colaterais da Sibutramina. Imagem:(Divulgação).

Sibutramina emagrece mesmo?

Sim, a Sibutramina emagrece. Porém seu uso deve ser acompanhado por um médico, pois a taxa de emagrecimento pode variar de paciente para paciente. Alguns, com disposição genética para medicamentos Inibidores de MAO (Monoamina Oxidase) apresentam uma taxa de emagrecimento muito mais elevada do que aqueles sem esta pré-disposição.

Entretanto, o uso da medicação deve ser acompanhado por uma reeducação alimentar, para criar hábitos saudáveis.

O peso volta se parar de tomar?

A verdade é que não é o ato de parar de tomar a Sibutramina que causa o retorno do peso perdido, mas sim uma alimentação ruim, fruto de uma falta de reeducação alimentar.

Para que os efeitos da Sibutramina sejam permanentes, o paciente deverá passar por uma reeducação alimentar, sabendo controlar suas ansiedades e comer corretamente, pois é a falta de um hábito saudável que gera o ganho do peso perdido com o tratamento. Por tanto, a falta de cuidado com a nova forma adquirida é que leva o paciente a engordar novamente.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Como diminuir os efeitos colaterais da Sibutramina

Já foi relatado por diversos pacientes, que os efeitos colaterais da sibutramina ocorrem com maior intensidade e frequência em fórmulas manipuladas. Geralmente, quando o endocrinologista passa uma formula manipulada, não há apenas o cloridrato de sibutramina no composto, o que pode aumentar os efeitos colaterais comuns.

Para fazer o tratamento com o menor número possível de efeitos colaterais, é aconselhado o uso de medicamento industrializado. No caso de enjoos o uso de medicamentos para enjoos pode ajudar a controlar o efeito. Em quase todos os casos, os efeitos colaterais mais incômodos entre os sentidos passam após os primeiros dias de uso.

O site sibutraminabrasil.com.br é um espaço informativo de educação e divulgação sobre temas relacionados à saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto de diagnósticos ou tratamentos, sem antes consultar um médico ou profissional de saúde habilitado.

Recomendados para você:

Comente (será moderado)